segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Do Megalitismo à Época Medieval





"MENIR DE S. PAIO DE ANTAS (ANTAS)Monólito em granito da região, bem talhado, de aspecto fálico, sem qualquer tipo de decoração, visível em cerca de 1, 65 m de altura. Apresenta uma inclinação para sul, posição que acentua sua forma eminentemente fálica. Muitos investigadores atribuem-lhe carga simbólica, associando-o a ritos de fertilidade praticados pelas comunidades de então. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1992.


DÓLMEN DO RAPIDO III (VILA CHÃ)O dólmen do Rapido III integra um conjunto megalítico formado por três mamoas.Apresenta uma câmara protegida por uma mamoa em terra e uma pequena couraça, integrando ainda um pequeno corredor. Alguns dos nove esteios da câmara apresentam vestígios de arte rupestre, sob forma de gravuras.


CASTRO DE S. LOURENÇO (VILA CHÃ)O castro de S. Lourenço é um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C. Desde o séc. II a.C. que as casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares. A área escavada mostrou a existência de núcleos habitacionais, os quais são frequentemente rodeados por lajeado. A defesa era assegurada por três muralhas.Nos finais do séc. I a.C. assistiu-se a transformações que perduraram até ao séc. IV d.C., com todos os indícios de romanização.Após um período de abandono o Monte de S. Lourenço volta a ser ocupado, por volta do séc. XIV quando é erguido um sistema defensivo, tipo pequeno castelo.Para além do aspecto histórico-arqueológico o Monte de S. Lourenço é um local de rara beleza paisagística. Miradouro com vista para o Atlântico, permite a visão da orla costeira, onde se destacam pontos como a Póvoa de Varzim, o pinhal do Ofir ou mesmo os célebres "Cavalos de Fão". Além da maravilhosa vista pode-se ainda desfrutar de um ambiente calmo e repousante.



CASTRO DO SR. DOS DESAMPARADOS (PALMEIRA DE FARO)O castro do Sr. dos Desamparados é um povoado de pequenas dimensões, servido por um sistema defensivo formado por duas muralhas. O monte apresenta as características casas redondas, completadas por um encanto particular conferido pela Natureza, nem sempre passível de se admirar noutros sítios. Na acrópole foi construída a capela do Senhor dos Desamparados, cuja data de construção remonta a 1825/26, estando assumidamente relacionada com a 2.ª Invasão Francesa.




CEMITÉRIO MEDIEVAL DAS BARREIRAS (FÃO)A antiguidade da Vila de Fão está bem patente nas cerca de 144 sepulturas e restos de um edifício, os quais remontam ao período que oscila entre o século XI e XIV.Os túmulos são constituídos em caixa e cobertura de xisto ou com caixa em granito e tampas de placas de xisto, estando orientados no sentido Poente-Nascente. Os esqueletos dos túmulos estavam ainda razoavelmente conservados, o que proporcionou a realização de um estudo antropológico.Do espólio detectado até ao momento salientam-se algumas moedas da primeira dinastia e cerâmicas atribuíveis aos séculos XII a XIV. "


http://www.visitesposende.com/content/view/211/89/lang,portuguese/

Sem comentários:

Enviar um comentário